É o sistema composto por dispositivos de acionamento (mecânico ou hidráulico) e de atrito que diminuem as rotações das rodas. Sempre que for necessário reduzir a velocidade do veículo, ou mesmo paralisá-lo por completo, utiliza-se o sistema de freio. Esta diminuição na velocidade do veículo é feita por atrito entre as pastilhas (“lonas” ou “sapatas” de freio) e discos ou tambores (“panelas”).
- Prevenção
- Evite apoiar ou descansar o pé no pedal de freio;
- Sempre que possível, utilize também a redução das marchas para desacelerar o veículo;
- Em descidas, sempre ande com o veículo engrenado (com marcha engatada). Usar somente os freios sobrecarrega o sistema, causando superaquecimento, diminuindo sua eficiência.
- sinais de problemas
- Ruído ao acionar os freios, pedal oscilando, volante “puxando” para um dos lados, alavanca muito alta ou diminuição da eficiência dos freios indicam fim da vida útil dos componentes e necessitam de intervenção urgente, pois trata-se de um importante item de segurança.
- manutenção
- A revisão periódica do sistema de freios, com a troca dos componentes de desgaste como pastilhas, cabos, cilindros, discos, entre outros, garantem segurança e evitam acidentes.
Alinhamento
Alinhamento é, como o próprio nome diz, responsável por manter o carro “na linha” – sem que “puxe” para um lado, desde que transitando em piso regular.
O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterçamento. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem.
São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência, divergência, cáster câmber. Todos eles devem ser observados no alinhamento, que será feito:
1 – a cada troca de pneus;
2 – quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro;
3 – quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas na banda de rodagem;
4 – se um pneu tiver maior desgaste do que o outro;
5 – trepidação das rodas dianteiras;
6 – vibração do carro;
7 – volante duro;
8 – carro tende para os lados quando o motorista solta o volante;
9 – carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
10 – a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento);